A ESCOLA VIVERDE
O princípio
A Escola de Educação Infantil TRENZINHO foi fundada em 1979 na cidade de Socorro - SP, oferecendo educação escolar para crianças de 2 a 6 anos como resposta a uma demanda que não encontrava resposta nem no poder público, nem na iniciativa privada.
 
Nos anos que se seguiram à Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional nº 5692/72, a educação pré-escolar nem fazia parte da Educação Básica brasileira, como o é hoje. Da mesma forma, fora das grandes cidades, não era vista como uma necessidade, menos ainda como uma contribuição ao desenvolvimento dos primeiros anos de vida do indivíduo. Vista, principalmente, como centro de recreação, a educação infantil se mostrava desnecessária e quase supérflua a uma comunidade interiorana que possuía quintais, pracinhas, ruas, parentela, vizinhança, onde as crianças, livremente, sem intencionalidade ou sistematização formal, brincavam e usufruíam da cultura local e familiar, aguardando a 1ª série do Ensino Fundamental como marco inicial da vida escolar, compromissada com o aprender acadêmico e, em consequência, marco final do brincar e do prazer.
 
Em 1979, duas profissionais que voltavam de grandes centros para sua cidade de origem, após completarem sua formação universitária em Psicologia e Pedagogia, decidiram investir na educação inicial formal de crianças a partir de 2 anos de idade, tendo sido a primeira iniciativa de âmbito particular a oferecer esse tipo de atendimento em Socorro. Apenas a partir de 1989, é que o poder público municipal iniciou a oferta significativa de classes de Educação Infantil.
 
Ensino Fundamental
Em 1996, com a nova LDB, a escola entrou com seu processo de autorização junto ao município, tendo-a obtido através da Portaria Municipal nº 2732 de 17/12/96. E, com a concretização, na rede municipal, a partir de 2007, do início da obrigatoriedade escolar aos 6 anos, a escola deseja responder a essa nova situação, estendendo seu atendimento para os anos iniciais do Ensino Fundamental, dando continuidade a um processo que atualmente se inicia no Mini-Maternal, com 12 meses completos, até o 7º ano.
 
A PARCERIA COM A VIVERDE
Compromisso
A VIVERDE Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental é o resultado de uma história rica de fatos, princípios e valores.
 
O atual crescimento da escola é percebido pela abertura de novas turmas, garantindo a permanência dos alunos em um ambiente escolar que se renova a cada dia com um trabalho pedagógico fundamentado e comprometido com a educação dos tempos atuais.
 
A sinergia com a VIVERDE possibilitou a participação da Trenzinho no projeto Território do Brincar e acrescentou, à nossa cultura, conceitos de valorização da infância e formação dos professores.
 
Os fatos e as conquistas revelam o empenho e o envolvimento especial de muitas pessoas – pais, alunos, parceiros e profissionais – que contribuem para que a escola continue construindo trilhos de sucesso e um futuro promissor.
 
Missão
A VIVERDE tem como missão promover a educação escolar de crianças visando a seu pleno desenvolvimento como pessoa, a seu preparo para o exercício da cidadania, observando os valores éticos. E também, ser uma instituição de excelência e referência na comunidade, na prestação de serviços escolares em Educação Infantil e Ensino Fundamental.