CURSOS
Educação Infantil
Na Escola VIVERDE, o principal objetivo da educação infantil é propiciar à criança situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, contribuindo para o desenvolvimento da relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude de respeito, afeto e confiança, e para o acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
 
 
A educação infantil propõe o desenvolvimento da autonomia e dá oportunidades para que a criança dirija suas ações, argumente sobre seus desejos, elabore hipóteses e manifeste descontentamentos, considerando-se seus recursos individuais e os limites inerentes ao ambiente.
 
 
Para entender melhor
É nessa etapa da escolarização que a criança estrutura sua oralidade, desenvolve a expressão gráfica e as relações matemáticas. Outro referencial de aprendizagem desse segmento diz respeito ao domínio do sistema alfabético de escrita.
 
O enfoque na aprendizagem de conteúdos escolarizados não exclui nem minimiza os cuidados com a criança que, quanto menor, mais requer nossa atenção nesse sentido. Cuidados que não assumem um caráter assistencialista, mas se constituem em oportunidades para promover o bem-estar, ao mesmo tempo que estabelecem modelos a partir dos quais ela construirá sua autonomia.
 
O desenvolvimento da identidade e da autonomia está associado aos processos de socialização vivenciados pela criança. É por meio das interações sociais que se dará a ampliação dos laços afetivos e o contato com as diferentes maneiras de ser e de viver.
 
Sentir-se acolhida pelos adultos, num ambiente que lhe transmita segurança e bem-estar, é condição para que se arrisque a interagir com outras crianças. Nesse sentido, a escola é o segundo núcleo social que ela passa a frequentar, pois é o primeiro espaço coletivo que lhe propicia a experiência educativa da diversidade sociocultural, fundamental para a constituição de sua identidade.
 
Pensar em uma escola de educação infantil que propõe o desenvolvimento da autonomia é dar, oportunidades para que a criança dirija suas ações, argumente sobre seus desejos, elabore hipóteses e manifeste descontentamentos, considerando-se seus recursos individuais e os limites inerentes ao ambiente.
 
EDUCAÇÃO INFANTIL